quinta-feira, outubro 07, 2004

Ana Teresa Pereira

Encontrei este texto num blog dedicado a Ana Teresa Pereira.Achei-o tão puro que tive de partilhar.Espero que não me levem a mal.
http://anateresapereira.blogspot.com/
Vale a pena dar uma espreitadé-la

A minha ponte pra Ana Teresa Pereira

Infelizmente não entrei numa livraria e dei com "O Rosto de Deus", nem nenhum amigo me falou d' "A Coisa que Eu Sou". Quem me fez a ponte pra eu chegar até aos livros de Ana Teresa Pereira, foi o poeta José Tolentino Mendonça. Lembro-me do poeta falar dos livros dela como livros que nos prendem do início até ao fim. Livros que nos tiram os pés do chão. Ele dizia, inclusive, que os levava , quando fazia as suas viagens de avião da Madeira até Lisboa. Ou seja, lia-os nas nuvens. Nessa altura fiquei convencida. Valia a pena procurá-los e lê-los. No entanto, mais convecida fiquei, quando eu lera uma das suas crónicas , pra o jornal O Público, mas especificamente pra a coluna Mil Folhas. Fala de uma conversa sobre livros (claro) com a escritora. Numa esplanada, ela perguntava-lhe, " Já leste aquele livro da Iris Murdoch...? e a cada "não" que recebia, ela lá dizia, "Vai pra casa lê-lo!" Achei curiossíma. Assim fiquei logo a saber que ela vivia com os livros, com os antigos,... E entendi, então, as palavras dela:" Só sei escrever sobre escritores. Acho que não consigo imaginar a vida das pessoas que não escrevem, que não lêem."
E eu também fui pra casa ler os livros de Ana Teresa Pereira.

A minha história foi diferente,estava a passear numa feira do livro com umas amigas que têm o privilégio de trabalhar numa livraria,quando as vi falar de um livro...assim que olhei para a capa,tudo á minha volta desapareceu.Era a imagem de um dos meus quadros favoritos e depois o titulo!!!SE EU MORRER ANTES DE ACORDAR!!!Nem entendi bem o que estavam a falar sobre o livro...apenas comprei!Começei a ler e derepente estava perdida num livro de contos fenomenais.Depois tive de o reler...há muito que não encontrava um livro que tivesse de reler e tirar notas.Depois fui comprando os outros de uma maneira já obsessiva.Quando acabaram,começei a procurar os livros,filmes,quadros,etc de que Ela tanto falava.Acabei a "coleção" dos livros na mesma feira com os livros infantis,que não encontrei em mais lado nenhum.Ainda hoje me faltam os livros da black sun,mas não se pode ter tudo!Lembro-me que uma das minhas melhores prendas de anos,foi um recorte do jornal público das suas crónicas!Estava a precisar de ler algo fresco e quente como a escrita dela.Aguardo desesperadamente os dois livros dela!!!Enquanto isso aprendo o que ela nos ensina...

2 Comments:

At sexta-feira, outubro 08, 2004 9:22:00 da manhã, Blogger Nuno Cruz said...

Os livros da black son estão esgotados, pelo que diz o editor, mas existem algumas livrarias que dizem tê-los em stock. Experimenta ir a www.livrarialeitura.pt
Se quiseres quase todas as crónicas do público em ficheiro .doc, avisa.

 
At domingo, outubro 10, 2004 12:42:00 da manhã, Blogger Lenore said...

Muito obrigada...

 

Enviar um comentário

<< Home