quinta-feira, outubro 07, 2004

O velho e as castanhas

Num dia de Outono...(Um Outono normal,não um Outono como o de este ano!)
Estava eu super atrasada, para ir não me recordo onde,quando te vi...Para ti deveria ser mais um dia.Mais um dia como os outros...Foi uma questão de segundos.Olhei para ti e cheirei as castanhas á minha frente.Estava frio e apetecia-me sujar as mãos com as castanhas.O autocarro estava parado no sinal vermelho que ameaçava desaparecer...corri e fui satisfazer o meu desejo.Mas tu voltas-te á minha memória.Então reparei que só pedias ás pessoas comida.Peguei no pacote, tirei uma castanha e fui ter com o senhor.
Disse-lhe: Não sei se gosta de castanhas,mas tenho mesmo de apanhar aquele autocarro que ali vem e não lhe posso oferecer mais nada,mas...Fique com elas...que eu fico com esta!
O Senhor olhou para mim, com uma cara em que estava retratada a surpresa e a felicidade de voltar a saborear umas castanhas.Não deve haver nada pior do que gostar de castanhas,ter fome e estar em frente a um dos milhares de carrinhos de castanhas que existem em toda a cidade.Corri que nem uma louca para o autocarro pois já estava na paragem.Entrei com uma sensação de liberdade e sentei-me...ainda te observei...Dirigiste-te imediatamente para um banco e sentaste-te a comer.Desfrutas-te o momento.Sentiste o prazer de uma castanha na boca num dia de frio e observas-te o mundo á tua volta. Nunca mais te vi...nunca mais tive o prazer de te oferecer castanhas,mas a minha castanha teve um sabor diferente e nunca a hei-de esqueçer.